Conselho Municipal de Patrimônio Cultural pede registro da Festa Regional do Café como patrimônio imaterial de Serra do Salitre

0

Devida à sua importância histórica e cultural, a Festa do Café de Serra do Salitre pode se tornar um patrimônio imaterial do Município. O pedido de registro foi feito pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, que por sua vez, irá reunir toda documentação necessária para ser analisada pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, que através da Deliberação Normativa do CONEP, estrutura um sistema de análise da documentação apresentado pelos municípios.

A secretária municipal de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Mariney Ribeiro destaca que mais uma vez, a pasta tem desenvolvido políticas públicas para que o patrimônio cultural seja preservado e também valorizado.”O registro da Festa Regional do Café como patrimônio cultural imaterial é de suma importância. Sendo os bens culturais de natureza imaterial, todas as práticas de domínio da vida social que se manifestam em todas as atividades, ofícios, celebrações, seus modos de fazer e expressões que fazem parte da história de um povo”, ressalta.

Para que a Festa Regional do Café  seja declarada bem imaterial, a Administração Municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura se propôs a fazer o dossiê e o registro da tradicional festa.”Temos elementos suficientes para organizar toda a documentação necessária para esse registro”, ressalta Mariney Ribeiro. 

Ainda de acordo com a secretária, também dentro desta proposta de preservação do patrimônio cultural, outro objetivo é a pontuação para o ICMS Cultural, que é uma forma de arrecadar recursos  para que possamos fazer investimentos nas ações culturais do município. “Já temos o registro do modo artesanal de fazer o queijo de leite cru, das congadas e o dossiê de um missal que pertencia o padre José Vitor, que está exposto na Casa da Cultura”, completou. 

Foto: ASCOM Prefeitura Municipal Serra do Salitre 

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect