Prefeitos do Alto Paranaíba assinam Carta de Intenção para adesão ao Serviço Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal

0

Dentro da programação da Semana Global de Empreendedorismo, promovida pelo Sebrae, foi realizado na última sexta-feira (22) o Seminário de Tendências da Produção Artesanal de Produtos de Origem Animal. Focado na produção e comercialização do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, o evento abordou legislações relacionadas à certificação e regulamentação do produto.

Para falar sobre os temas, estiveram presentes, o Auditor Fiscal Agropecuário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Caioca, o Técnico da Gerência de Inspeção de Produtos Agropecuários do IMA, Gentil Magalhães, além da presença do coordenador da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do SEBRAE, Marcos Geraldo Alves da Silva e da gerente regional da Emater, Patrícia Burgos.    

Representantes dos órgãos fiscalizadores e certificadores falaram sobre o processo para aquisição de certificados como o Selo Arte, do Governo Federal e o reconhecimento do Queijo Minas Artesanal em Minas Gerais. A proposta foi abordar as perspectivas econômicas dos produtos de origem artesanal e a geração de valor aos produtos, a partir da certificação e regulamentação dentro das legislações estabelecidas em âmbito federal, estadual e municipal.  

Na ocasião, prefeitos, secretários e servidores dos municípios do Alto Paranaíba estiveram presentes para assinatura da Carta de Intenção para adesão ao Consórcio do Serviço Municipal de Inspeção. O projeto que já vinha sendo discutido através da AMAPAR, em parceria com o Sebrae e Emater, propõe a criação de um consócio entre municípios para estruturação dos serviços municipais de inspeção de produtos de origem animal. Além de apoiar as prefeituras na implantação do serviço, sobretudo nos pequenos municípios que não conseguiriam estruturar o serviço de forma autônoma, o projeto visa beneficiar os produtores locais, regulamentando a comercialização de produtos de origem animal nas cidades consorciadas.

A coordenadora regional da Emater, Leni Alves de Sousa explica que a proposta é tentar a resolver o problema de inspeção dos produtos de origem animal na região, já que maioria dos municípios não possuem um Serviço de Inspeção Animal. Neste sistema, os municípios consorciados poderão compartilhar, além de recursos, fiscais, veículos e escritório. “Temos muitos casos de abatedouros clandestinos, de produtores que não podem vender seus produtos nem para alimentação escolar. Então, o objetivo é fazer com que os municípios se estruturem em uma legislação comum e que possam utilizar essa estrutura de forma compartilhada”, disse.   

Neste primeiro momento, assinaram o termo de intenção para adesão ao consórcio, os municípios de Carmo do Paranaíba, Guimarânia, Lagoa Grande, Patrocínio, Patos de Minas, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo e Varjão de Minas. A expectativa é que outros municípios também façam adesão posteriormente. Leni Alves explica que o consórcio é fruto de uma iniciativa que reúne Emater, Sebrae, Amapar, SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Patos de Minas e Prefeitura de Presidente Olegário, que irá beneficiar todos os outros municípios consorciados, com redução de custos para as prefeituras, prestação de um serviço de qualidade e fomento da economia regional.  

Representando o presidente da AMAPAR, o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano lembrou o lugar de destaque do Alto Paranaíba em relação às demais regiões mineiras, graças à força do agronegócio. César Caetano ainda falou sobre a importância de parcerias e da troca de experiências e união entre municípios para elaboração de projetos que fomentem o desenvolvimento local e regional. “O potencial gigantesco da nossa região pode ser alavancado com essa influência de parceiros. Estamos implementando o SIM regional para ensinar boas práticas, estender as mãos ao produtor rural, para que possam empreender e vender seus produtos”, comentou.   

A sessão de palestras foi finalizada pelo coordenador do SIM de Patos de Minas, Pedro Rogério Pinheiro, que falou sobre o processo de implantação e funcionamento do serviço de inspeção no município. Encerrando o seminário, foi a vez da apresentação da artista “Concessa”, com suas prosas de gostosuras. Na oportunidade, os convidados puderam degustar algumas delícias produzidas na região, graças a participação de produtores rurais.   

1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect