Autoridades, servidores públicos, empresários, representantes da sociedade civil e de entidades de classe, participaram na noite da última quarta-feira (18), da Audiência Pública para apresentação do Plano Diretor do Município. O plano diretor é elaborado pelo poder executivo (Prefeitura), com a participação da sociedade civil e aprovada pelo poder legislativo (Câmara de Vereadores). Ele estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade a longo prazo.
O Plano Diretor de Serra do Salitre começou a ser elaborado em 2018. Durante este período, foram realizadas oficinas nas comunidades urbanas e rurais do município, com o intuito de ouvir as demandas e propostas da população em cada localidade. Essas informações são somadas aos estudos técnicos elaborados pelo Município, para compor um diagnóstico que incluiu diretrizes ambientais, de infraestrutura e dos sistemas de uso e ocupação do solo.
A Audiência Pública desta semana, foi a oportunidade de apresentar à comunidade, as propostas elaboradas para um crescimento ordenado, prevendo a expansão imobiliária e industrial do município nos próximos anos. Parceira da Prefeitura Municipal e com grande impacto econômico em Serra do Salitre, a Yara Fertilizantes esteve representada no evento. David Crispim, Gerente da Planta Industrial da empresa destacou a importância desse planejamento. “Como usuários na área industrial, vemos isso com bons olhos e esperamos que o Plano Diretor traga bons frutos para a sociedade, do ponto de vista da organização e da sustentabilidade “, comentou.
Representando a cadeia do agronegócio, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Branco falou sobre a necessidade de o município se preparar para um crescimento integrado. “Novos loteamentos estão por vir e novas industrias se interessam em investir em Serra do Salitre, e que isso venha trazer facilidades para o comércio e para a população local. Nos próximos dez anos, a tendência é de que a população praticamente dobre, então esse planejamento é muito importante”, disse.
Também presente na Audiência Pública, o prefeito Joca ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido no último ano, afim de construir um Plano Diretor que atenda os anseios econômicos, sociais e ambientais da cidade. O chefe do Executivo ainda lembrou a importância da participação da comunidade nas discussões. “É através da sociedade que a gente vai conhecer os problemas e encontrar as soluções para que possamos fazer uma cidade melhor e com mais qualidade de vida”, completou.
A Minuta do Projeto de Lei do Plano Diretor, agora segue para avaliação, discussão e votação do Legislativo Municipal.