Prefeitos da região elegem nova diretoria da Amapar e do Cispar

0

Em Assembleia realizada no último dia 13 de dezembro, prefeitos da Amapar se reuniram para o encerramento da gestão 2019 e eleição da nova mesa diretora. Eleito por aclamação, o prefeito de Presidente Olegário, João Carlos Castilho estará à frente da associação municipalista no próximo ano.

O encontro foi uma oportunidade de fazer um balanço da gestão 2019, presidida pelo prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes (Tepira). A AMAPAR encerra o ano com saldo positivo de ações implementadas em prol dos municípios do Alto Paranaíba. Ele destacou projetos como, a implementação dos Licenciamentos Ambientais Municipais, através de consórcio, e em parceria com o Unipam, além da instalação de escritório do Igam da sede da Amapar, agilizando o recebimento, análise e liberação de outorgas aos empreendimentos da região.

Valdemir Diógenes ressaltou ainda, a união dos prefeitos para o controle financeiro da Amapar, que possibilitou o fechamento do ano com contas positivas. “Fizemos um trabalho de recuperação de crédito e reorganização financeira, juntamente com os prefeitos que entenderam que era necessário fortalecer a Amapar”, disse. Ao finalizar o balanço de sua gestão, o prefeito de Rio Paranaíba agradeceu o apoio dos associados, servidores da Amapar e Cispar, além dos parceiros que apoiaram as propostas da diretoria ao longo do ano.

O novo presidente, João Carlos Castilho entra com a missão de dar continuidade aos projetos em andamento, dentre eles, a implantação do SIM Regional, em que recentemente, prefeitos da região assinaram Carta de Intenções para adesão ao consórcio que tem como objetivo de regulamentar, fomentar a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar entre municípios do Alto Paranaíba. Para isso, a AMAPAR continua contando com apoio de parceiros como o Sebrae, Emater, Unipam, dentre muitos outros, que se uniram à associação em prol de melhorias para o Alto Paranaíba.  

Para dar sequência aos trabalhos à frente da Amapar, João Castilho conta como vice-presidente, o prefeito de Varjão de Minas, Antônio Pedro Montezuma (Toninho); Diretor Administrativo, João Paulino Rodrigues Neto, prefeito de São Gonçalo do Abaeté; Diretor Financeiro, José Alves Filho (Zico), prefeito de Lagamar.

CISPAR

Ainda nesta mesma data, o Cispar – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, realizou eleição da sua nova diretoria. Eleito por aclamação, o prefeito de Guimarânia Adílio Alex dos Reis assume a presidência do consórcio no ano de 2020.

Encerrando sua gestão, o prefeito de Cruzeiro da Fortaleza, Agnaldo Ferreira Silva fez um balanço das ações realizadas. O prefeito destacou a formação de consórcios para aquisição de produtos e serviços em diversas áreas, dentre elas, educação – com contratação de Consultoria e Assessoria Técnica às Secretarias Municipais de Educação dos Municípios, visando Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; infraestrutura – para prestação de serviços para execução de obras e manutenção de prédios e logradouros públicos, com fornecimento de mão de obra e materiais necessários; compra de máquinas de pintura asfáltica e materiais necessários para sinalização de vias urbanas.

Vale ainda ressaltar que, em 2019, em uma iniciativa inovadora, sete municípios que integram o Cispar, deram o primeiro passo para licenciar seus próprios empreendimentos ambientais. A formalização foi feita pelos municípios de Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Tiros, Carmo do Paranaíba e Varjão de Minas junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

Tendo desenvolvido um excelente trabalho à frente do Cispar em 2018, o prefeito Adílio Alex volta a assumir a presidência do consórcio e enfatizou que uma de suas ações será proporcionar aos municípios, o cumprimento de diretrizes do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, aproveitando-se de uma recente Portaria da Funasa, que priorizará repasse de recursos orçamentários e financeiros a consórcios públicos, para aquisição de diversos itens do setor de coleta e destinação de resíduos.   

A diretoria do CISPAR ficou assim formada:

Presidente: Adílio Alex dos Reis

Vice-presidente: José Alves Filho (Zico)

Conselho Administrativo

Presidente: João Paulino Rodrigues Neto

Vice-presidente: Agnaldo Ferreira Silva

Conselho Fiscal

Presidente: João Terto

Vice-presidente: Paulo Giovani (Joca)

Após a assembleia, prefeitos se reuniram no saguão de entrada da sede da Amapar, para uma breve solenidade de entronização das placas dos ex-presidente: Deiró Marra, prefeito de Patrocínio – Gestão 2018; Valdemir Diógenes da Silva – Gestão 2019. A cerimônia foi acompanhada pelas primeiras damas da região, além de servidores da AMAPAR e CISPAR.    

AMAPAR 4 AMAPAR 1 AMAPAR 2 AMAPAR 3

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect