UFBA faz exames rápidos para detecção do coronavírus

0

*Agência Brasil

De 48 para três horas. São 45 horas a menos no tempo de diagnóstico do novo coronavírus, resultado obtido pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A redução foi obtida a partir de um equipamento capaz de identificar o material genético do coronavírus, que pode ser usado tanto instituições de saúde da rede pública como da iniciativa privada.

Qualquer hospital que precisar da dos serviços da equipe da Ufba é só mandar o material para exame que o resultado será devolvido o mais rápido possível.

O coordenador do Laboratório de Virologia da Ciência da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Gublio Soares Campos, explica como surgiu a ideia de buscar esses resultados.

O pesquisador lembra que o equipamento, que chegou à universidade no final de 2019, é uma versão mais moderna do mesmo usado na identificação do Zika, em 2015.

A UFBA também é pioneira no Brasil e no mundo na identificação do zika vírus.

Ele recomenda à população que não é preciso ter medo ou pânico, uma vez que a taxa de mortalidade do vírus é muito baixa se comparada a outros tipos de gripe e da dengue.

É sempre bom lembrar que lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia e usar álcool em gel são formas eficazes de evitar  que o vírus se espalhe.

 
Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect