Consórcio de Municípios do Alto Paranaíba tem reconhecimento do Ministério da Agricultura e vai receber incentivo para ampliação do serviço de inspeção de produtos de origem animal

0

O Cispar – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba acaba de anunciar mais um avanço na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM Regional). Em reunião virtual com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o consócio da AMAPAR, presidido pelo prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, foi reconhecido entre os consórcios municipais mais organizados do país e passará a receber incentivos para o projeto de certificação de produtos de origem animal.

Através do consórcio, nove municípios que aderiram à proposta, terão autonomia para fiscalizar, orientar e emitir selos de inspeção. A certificação permitirá que os produtos de origem animal (queijos, embutidos, mel e outros) sejam comercializados no Alto Paranaíba e em outras regiões do país. O Secretário Executivo da Amapar, Agno Rosa explica que a estruturação do serviço, em um segundo momento, dará autonomia para que o consórcio obtenha o SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção – que tem equivalência nacional.

A estruturação do SIM, por meio de consórcio, é uma iniciativa que permite que os municípios, sobretudo os menores, consigam ofertar este serviço que isoladamente não conseguiriam, em razão dos altos custos para as prefeituras. O consórcio contará com uma equipe de seis veterinários que será orientada pelo coordenador do SIM de Patos de Minas, Pedro Rogério Pinheiro. O projeto conta ainda com a consultoria técnica do Sebrae e da Emater. Participam deste consórcio, os seguintes municípios: Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarania, Lagamar, Lagoa Formosa, Patrocínio, Patos de Minas,  Presidente Olegário e Serra do Salitre.

Para as pequenas indústrias da região, a certificação em nível regional e nacional, representa a abertura de novas oportunidades de mercado e consequentemente, o desenvolvimento da agroindústria no Alto Paranaíba. O presidente do Cispar, Adílio Alex, ressalta o apoio do Deputado Federal, José Vitor, que viabilizou o reconhecimento do consórcio junto ao Ministério da Agricultura, o que possibilita a captação de recursos, para que este serviço seja cada vez mais estruturado na região.

Esse reconhecimento do Cispar entre os consórcios municipais do país, ainda permite que outras iniciativas sejam incentivadas, dentre elas, o projeto de implantação do Aterro Sanitário Regional, que já vem sendo discutido pelos municípios da Amapar. Através do Cispar, já é realizado os licenciamentos ambientais municipais, que acabam de receber o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com a doação de quatro caminhonetes para as equipes do consórcio.

Autor: ASCOM AMAPAR – Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba

consorcios1

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect