AMAPAR e CISPAR reúnem prefeitos eleitos para o fortalecimento de laços entre municípios do Alto Paranaíba

0

A AMAPAR e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR), realizaram na manhã da última sexta-feira (27), o primeiro encontro dos prefeitos eleitos na microrregião. Dezessete prefeitos estiveram presentes na reunião, que foi uma oportunidade de apresentar os projetos disponíveis aos gestores municipais, que assumirão o mandato no início de 2021.

A reunião foi aberta pelo presidente da Amapar, prefeito de Presidente Olegário João Carlos Castilho. Ele que está encerrando seu segundo mandato como chefe de Executivo, deixa a AMAPAR com um saldo positivo de ações realizadas no último ano em prol dos municípios e do fortalecimento da Associação. Castilho destacou a importância do engajamento dos novos gestores e os benefícios dessa união entre as prefeituras do Alto Paranaíba. “A AMAPAR está estruturada, mas necessitando de ser reforçada com o retorno de alguns municípios que não participaram nesta gestão. Espero que a Amapar esteja fortalecida para que possa representar a região no cenário estadual e federal”, disse.   

Também presente na reunião, o prefeito de Guimarânia, presidente do Cispar, Adílio Alex dos Reis falou aos novos prefeitos sobre as vantagens do consorciamento para os municípios, dentre eles, a captação de recursos, a aquisição de itens necessários à Administração Pública por um custo menor, além de viabilizar projetos que até então, seriam inacessíveis aos pequenos municípios, principalmente na questão financeira. Adílio Alex tem boas expectativas para engajamento dos novos prefeitos dentro do consórcio.  “Vimos aqui uma mobilização imensa dos prefeitos, com a presença de praticamente todos. Temos que ressaltar a importância dessa iniciativa do Sr. João Castilho, em promover essa reunião, que tem como objetivo aproximar os prefeitos”, comentou.

Ainda durante o encontro, técnicos do CISPAR fizeram apresentação de alguns projetos desenvolvidos, dentre eles, o SIM Regional, que é o consorciamento de municípios para realização do serviço de inspeção de produtos de origem animal, que tem como objetivo final, fomentar a agroindústria regional com a certificação de produtos e ampliação das áreas de comercialização. Outro projeto que vigora desde o ano de 2019, são os Licenciamentos Ambientais, realizados pelos municípios consorciados e em parceria com o Unipam. Através dessa iniciativa, os empreendedores locais encontram mais facilidade e agilidade na regularização ambiental de seus empreendimentos, já que o serviço é oferecido diretamente pela equipe técnica do Cispar e do Unipam, não sendo necessária submissão à Supram Regional, que hoje tem uma grande demanda de processos.

Outro projeto que vem sendo discutido pelo CISPAR e deve ganhar força no próximo ano, é o consorciamento para implantação do aterro sanitário regional, atendendo Lei Federal. A proposta é a união dos municípios e formação de Parceria Público Privada, para cumprir as exigências ambientais com um custo menor e melhor gestão dos resíduos gerados nos municípios.

A reunião seguiu com a palavra dos parceiros da Amapar e do Cispar, especialmente a Emater e o Sebrae, que têm dado importante apoio nos projetos da entidade. O Secretário Executivo da AMAPAR e CISPAR, Agno Rosa avaliou como bastante positivo o resultado do encontro, especialmente porque eleva as expectativas da adesão de municípios como Patos de Minas, que esteve representado pelo prefeito eleito Luís Eduardo Falcão, que manifestou o interesse em voltar a participar e apoiar as iniciativas dos municípios da região, em prol do desenvolvimento do Alto Paranaíba.

DSC_0855 DSC_0779 DSC_0786 DSC_0797 DSC_0827 DSC_0839 DSC_0845

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect