Encontro de Vereadores Eleitos no Alto Paranaíba tem presença de representantes de vinte municípios da região

0

Realizado no Auditório do 15º BPM, na manhã desta quarta-feira (02), o Encontro de Vereadores Eleitos no Alto Paranaíba, promovido pela Amapar e Cispar, teve a representação de vinte municípios da região, incluindo as cidades de Três Marias, João Pinheiro e Lagoa Grande, que fazem parte da microrregião Noroeste.

Para Agno Rosa, Secretário Executivo da Amapar, o objetivo do encontro, além de promover uma aproximação com as Casas Legislativas da região é destacar o papel fundamental dos vereadores no desenvolvimento de seus municípios e do Alto Paranaíba. Na oportunidade, técnicos da Amapar e do Consórcio fizeram apresentação de alguns projetos desenvolvidos em diferentes áreas, todos eles que dependem da análise e aprovação dos parlamentares, caso as prefeituras tenham interesse em aderir, como é o casos dos Licenciamentos Ambientais que já estão sendo feitos através do Consórcio e em parceria com o Unipam, e o Serviço de Inspeção Municipal, que atua na certificação e fomento da comercialização de produtos de origem animal.

Participando da sessão de pronunciamentos, a Polícia Militar, através de seus representantes, destacou a importância da parceria com os municípios, para o desenvolvimento de projetos na área de segurança pública, dentre eles, a expansão do Olho Vivo, com implantação de mais câmeras nas cidades já atendidas, e contemplando aqueles municípios que ainda não possuem o sistema de monitoramento. Neste sentido, a PM entende que a integração da Amapar, do Consórcio e atuação dos vereadores, será fundamental para levar adiante essas ações que contribuem para a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança em toda região.   

Investimento em capacitação, atuação pela estruturação física de Câmaras Municipais, estudo do regimento interno e da Lei Orgânica do Município, também foram alguns temas abordados durante o encontro. Um dos convidados do evento, professor Alexandre Santos, que tem um vasto currículo na área de capacitação na Administração Pública e Assessoria Política, falou aos vereadores eleitos sobre a importância de se fazer uma boa gestão do mandato, para que os parlamentares conquistem a continuidade na vida pública.

“Estamos assistindo constantemente uma renovação na política, que é um indicativo de que o povo deseja mudança. Quatro anos é um tempo bastante curto para fazer coisas que realmente impactem no dia a dia das pessoas. É importante que se tenha uma percepção de como manter uma carreira política, para que possa entregar um resultado muito maior, com mandatos sucessivos, que vão dar suporte para a continuidade do trabalho”, comentou o palestrante.

O palestrante também destacou a necessidade de mudanças na cultura política, principalmente em relação ao que ele define como “oposição burra”, em que o vereador só aprova projetos se o prefeito é da situação. “Às vezes aquele projeto que o prefeito manda para a Câmara Municipal é algo que é necessário para a população, inclusive para os eleitores daquele vereador que votaria contra. Essa é uma mudança muito importante que faz com que o Legislativo e o Executivo, mesmo com suas divergências, passem a trabalhar com foco no munícipe”, completou.     

Representando as vereadoras eleitas na região, Professora Beth, única eleita em Patos de Minas, fez seu pronunciamento durante o encontro, onde cumprimentou todas as mulheres que irão representar o Alto Paranaíba nas Casas Legislativas e destacou o diferencial da atuação feminina na política. Professora Beth também também ressaltou a necessidade de se fazer uma política atuante, menos dentro dos gabinetes e mais junto à população e da importância de uma articulação estratégica entre municípios para o benefício comum da região.

Ao final do encontro, o Secretário Executivo da Amapar, colocou a entidade à disposição dos vereadores para o esclarecimento de dúvidas, orientação sobre atuação legislativa e para parcerias que possam ser implementadas em âmbito local e regional.  

  DSC_0949 DSC_0943

DSC_0943 DSC_0900 DSC_0902 DSC_0892

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect