Governador entrega 66 certificados do programa Certifica Minas Café

0

Durante a solenidade de abertura da Feira Mineira do Agronegócio, nesta terça-feira, em Uberlândia, o governador entregou 66 certificados do programa Certifica Minas Café. Os contemplados foram produtores da região do Triângulo, com safras referentes aos anos de 2021 e 2022. O Certifica Minas Café, que é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental.

O governador ressaltou as medidas para atrair investimentos em Minas e a melhoria na fabricação de produtos agrícolas. “Hoje, o estado é o mais seguro do Brasil, e segurança significa mais tranquilidade para quem investe. Temos investido também em cursos de formação profissional. São mais 100 mil vagas para treinarmos jovens em todas as atividades, muitas delas ligadas ao agronegócio. Sabemos que a falta de mão de obra qualificada é uma das questões que sempre estão em jogo e temos valorizado a produção local. Como vimos aqui, cafés especiais conseguem algumas vezes ter um preço superior a um café commodity. O mesmo vale para os queijos e outros produtos feitos em Minas Gerais, que tem nos tornado referência”, ressaltou o governador. 

Café 

O estado conta com 651 propriedades cafeeiras certificadas, sendo que 209 são agricultores familiares. Ressalta-se também que Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, alcançando, no ano passado, 22,1 milhões de sacas, representando pouco mais de 46% da produção nacional.

Entre as vantagens para o produtor aderir ao programa de certificação destacam-se a organização da gestão da propriedade e a melhora dos processos produtivos, resultando numa produção de maior qualidade, abrindo oportunidades de acesso a novos mercados e preços diferenciados.

Para a certificação, os cafeicultores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas de produção em todas as fases da atividade, atendendo normas reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação, caso os requisitos exigidos tenham sido cumpridos.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect