Censo 2022 começa hoje em todo país

0

Começa hoje em todo o país a coleta do Censo Demográfico 2022. Durante os próximos três meses, os agentes do IBGE visitarão 75 milhões de domicílios brasileiros, estimando-se que sejam contadas aproximadamente 251 milhões de pessoas. 

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, e o ampliado, com 77 perguntas. Apenas 11% dos domicílios responderão o questionário ampliado, cuja seleção de amostra será aleatória, feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.  Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

É importante destacar que os recenseadores se apresentarão sempre uniformizados: eles estarão com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). No caso de dúvidas, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

Informações: Agência Brasil

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect