Com ocorrências de afogamento registradas na região, Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção de acidentes

0

Considerando a onda de calor que está atingindo nossa região durante o final de semana, há a expectativa de muita procura por locais como piscinas, rios, lagos e cachoeiras, o 12º Batalhão de Bombeiros em Patos de Minas reforça as dicas de prevenção contra afogamentos

EM PISCINAS:

Cuidado redobrado com crianças pequenas, elas devem estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Cuidado com mergulhos de cabeça. há risco de acidentes e lesões graves.

Mantenha a piscina devidamente cercada e protegida para evitar afogamentos de crianças e animais domésticos quando não houver ninguém por perto.

EM RIOS E REPRESAS:

Se for usar embarcações como barcos ou jet ski, sempre utilize colete salva-vidas.

O condutor deve prender a cordinha da chave da embarcação no punho. Assim, o motor desliga imediatamente em caso de queda do condutor.

Se o local é fundo ou não é conhecido, redobre os cuidados, não se arrisque.

Cuidado com pessoas muito aventureiras ou embriagadas nadando nestes locais. Elas costumam assumir riscos maiores do que sua capacidade técnica ou seu preparo físico são capazes de sustentar. Tente convencê-las a desistir de empreitadas desnecessárias e inseguras.

CACHOEIRAS:

Cuidado com escorregões e quedas do alto da cachoeira. Pedra molhada e água corrente podem facilmente provocar um escorregão e levar a pessoa a cair de grandes alturas sofrendo ferimentos graves ou ate mesmo o óbito.

Cuidado com mergulhos de cabeça, você pode atingir uma pedra escondida sob a superfície da agua.

Cuidado com a chamada cabeça d’agua, que é a elevação súbita do nível da agua em virtude de chuva forte na cabeceira do rio.

Caso note sinais de chuva na parte alta do rio, alteração repentina no volume e cor da agua, assim como barulho diferente no curso de agua, deixe imediatamente o local.

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193.
Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas!

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect