Dragon Ball volta à TV após 18 anos

0

Foram 18 anos de espera, mas a aguardada sequência das aventuras de Goku, sua família e amigos após o estrondoso sucesso de “Dragon Ball Z”, um dos animês mais cultuados de todos os tempos, estreou na televisão japonesa no último domingo (5). “Dragon Ball Super” retoma a história seis meses após a derrota de Majin Boo no final da série “Z” (concluída em 1996), traz de volta personagens consagrados e conta com a assinatura do criador da saga, Akira Toriyama.

Ainda sem previsão para estreia em outros países, “Dragon Ball Super” está planejada para 100 episódios e confirma a popularidade de uma série que marcou época no Japão e em vários países. Enquanto a nova série não chega por aqui, os brasileiros podem assistir a “Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza”, novo longa-metragem da franquia que estreou recentemente nos cinemas, ou mergulhar na lista de fatos e curiosidades sobre a saga que o UOL apresenta a seguir:

1. Dragon Ball se originou no mangá, os quadrinhos japoneses. A série de mangá estreou em 1984 na revista semanal “Shonen Jump”. Sua compilação possui 42 volumes encadernados, sendo que os primeiros 16 correspondem à primeira série de TV. Do 17 ao 42, são os que cobrem os eventos referentes ao animê “Dragon Ball Z”. No Brasil, o mangá saiu primeiro pela editora Conrad, entre 2000 e 2003, em um formato diferente do original. A mesma editora começou a publicar “Dragon Ball – Edição Definitiva” em 2009, mas a coleção ficou incompleta devido a divergências com a editora japonesa Shueisha. Em 2012, “Dragon Ball” começou a ser republicado pela Panini e já está no volume 37.

2. A sigla “Z” só é usada no animê, uma jogada de marketing dos produtores para diferenciar a série de TV com o Goku adulto, mais focada em batalhas, sendo que a original tinha mais humor. O “Z”, lido no Japão como “zetto”, tem o sentido de “final”, “definitivo”, pelo fato de Z ser a última letra do alfabeto. No Brasil, a Conrad inseriu o Z no título para atrair mais leitores.

3. A história original é vagamente inspirada em “Jornada para o Oeste”, antiga história chinesa estrelada por Son Goku, macaquinho mágico que usa um bastão de combate. No mangá de Akira Toriyama, Son Goku é um humano vindo do planeta Vegeta, tem rabo de macaco e usa um bastão para lutar, transformando-se num macaco gigante quando olha para a lua cheia.

4. A primeira série animada de Dragon Ball começou em 1986 e chegou a 153 episódios, além de ter tido alguns especiais de cinema. No Brasil, foi vista primeiro no SBT e depois passou pela Globo e Cartoon Network. Já “Dragon Ball Z” teve 291 episódios entre 1989 e 1996, além de vários especiais de cinema. No Brasil, parte da saga passou na Band e o restante na TV Globo. Foi um caso único em que uma série foi renegociada durante a exibição para mudança de emissora, tudo por causa de sua grande repercussão. Posteriormente, o Cartoon Network exibiu a série, que também passou no Tooncast.

5. “DBZ” foi sucedida em 1996 por “Dragon Ball GT”, que não fazia parte do mangá original e teve pouca participação criativa do autor Akira Toriyama. GT vem de “Gran Turismo”, nome de uma categoria do automobilismo e foi usada no sentido de “grande jornada”. Chegou a 64 episódios e, no Brasil, passou no Cartoon Network, Globo e Bandeirantes.

 

Via Uol

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect