Ao modo tradicional, com parabéns e distribuição de bolo, assim foi comemorado os 127 anos de Patos de Minas nesta sexta-feira (24). A programação de aniversário da cidade começou logo cedo com sessão cívica realizada em frente ao Palácio dos Cristais. Autoridades, prefeito e ex-prefeitos do Município se uniram na abertura da data comemorativa com hasteamento das bandeiras e apresentação dos hinos, brasileiro e de Patos de Minas.
A solenidade cívica animada pela banda da 10ª RPM, contou ainda com apresentações de estudantes da rede municipal de ensino. Na data em que também é comemorado o Dia Nacional do Milho, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Fundação Casa de Cultura do Milho aproveitou a oportunidade para homenagear personalidades que contribuem ou contribuíram com a realização e valorização da Fenamilho. Um dos homenageados foi o diretor do Jornal Folha Patense, junto com ele ainda receberam o reconhecimento, Olímpio Borges de Queiroz, Margarida Borges Malheiro de Queiroz, Elvira Ferreira Porto, Fernando Propaganda e João Lucas Pintor.
Enquanto acontecia a sessão cívica, uma multidão aguardava pela distribuição do bolo. Foram centenas de pedaços distribuídos à população com o apoio dos atiradores do TG-04/013. O bolo foi confeccionado por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social o que já é uma tradição do Município.
Em seguida a multidão se concentrou ao longo da Avenida Getúlio Vargas para acompanhar o desfile cívico e militar. As apresentações foram abertas pelas forças militares puxadas pelo TG-014/013. Em seguida vieram a Polícia Militar, Colégio Tiradentes, Corpo de Bombeiros e SAMU que desfilaram com veículos da frota e projetos sociais desenvolvidos pelas instituições.
Abrindo o desfile das escolas, se apresentaram os alunos da Apae, com fanfarra e presença de pais e alunos. Este ano, o tema desenvolvido foi a sustentabilidade. As tragédias de Brumadinho e Mariana, a poluição do Rio Paranaíba, a reciclagem, a plantio de árvores e outros assuntos relacionados ao meio ambiente renderam belíssimas apresentações. Encerrando o desfile passaram pela Avenida, representantes do terceiro setor, entidades que realizam projetos sociais além de grupos culturais.
As comemorações de aniversário de Patos de Minas ainda seguiram pela tarde com cerimônia de elevação da Companhia de Bombeiros ao título de 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros. À noite, uma celebração religiosa encerrou a programação realizada pela Prefeitura Municipal.