Minas Láctea 2019 começa nesta terça-feira (16)

0

 

BELO HORIZONTE (12/7/2019) –  A edição 2019 do Minas Láctea acontece entre os dias 16 e 18 de julho, em Juiz de Fora, com atividades na EPAMIG/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes e no Expominas. Referência na difusão de tecnologias sobre leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipamentos e maquinários, a marca reúne cinco dos principais eventos do setor na América Latina: Congresso Nacional de Laticínios (CNL), Semana do Laticinista,  Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

Com o tema “70 Anos da Semana do Laticinista: Ciência, Tecnologia e Inovação em Lácteos”, o 32º Congresso Nacional de Laticínios reunirá especialistas em pesquisa e produção de leite e derivados. A programação, restrita a participantes previamente inscritos, inclui onze palestras, três palestras magnas e onze minicursos, além da exposição de pôsteres. As atividades serão realizadas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, no período da manhã.

De acordo com o pesquisador da EPAMIG/ILCT Luiz Carlos Gonçalves, coordenador científico do evento, o CNL e a Semana do Laticinista são uma oportunidade para a interação e atualização de pesquisadores, profissionais e estudantes que integram a cadeia de lácteos. “O evento é um momento especial de aprendizado e uma oportunidade para os laticinistas trocarem ideias, experiências e conhecerem novas tecnologias e tendências”, afirma.

O Concurso Nacional de Produtos Lácteos vai reunir cerca de 80 laticínios que disputam o prêmio de melhor produto do Brasil em onze categorias: doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão, provolone. Os vencedores serão premiados no dia 18 de julho, durante o encerramento do Minas Láctea, no Expominas JF.

Maquinário, Produtos Lácteos e Networking

A programação no Expominas Juiz de Fora acontece de terça (16) a quinta-feira (18), a partir das 14h. Na Expomaq, empresas do Brasil e do exterior apresentam novidades em maquinários, embalagens e insumos, prospectam negócios e concretizam vendas. O público da exposição é segmentado, composto por empresários do setor, técnicos, professores e estudantes da área de alimentos interessados em conhecer o funcionamento e a aplicabilidade das inovações.

Neste ano serão 126 empresas expositoras, sendo que 36 participam do evento pela primeira vez. “Contaremos também com a participação de duas empresas estrangeiras que não possuem representação no Brasil, a francesa Clauger e a italiana Fachinetti “, destaca o coordenador de Negócios da Expomaq, Antônio Nunes.

A Expolac é uma importante vitrine nacional para apresentação de produtos derivados do leite. No espaço queijos, doces, bebidas lácteas, iogurtes e produtos inovadores que ainda serão lançados ao mercado consumidor são expostos e oferecidos à degustação. “Contaremos nesta edição com a participação de cerca 75 laticínios que trarão em média quatro produtos cada. Teremos também dez estandes exclusivos e a realização de cursos, harmonizações e degustações comentadas”, explica o coordenador da exposição, Nelson Tenchini.

Dentre outras atrações, a programação conta uma degustação orientada de queijos, com a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Mirna Gigante, no dia 17. E com a palestra “O terroir e a produção vinícola de Minas Gerais”, ministrada pelo sommelier Marco Antônio Ferreira de Morais, na quinta-feira (18).

Novidade desta edição, o Ambiente de Inovação vai reunir EPAMIG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, IMA e parceiros como Faemg, Sebrae-MG, Silemg, Polo do Leite e BDMG, dentre outros, em um estande destinado a promover a interação entre diversos integrantes da cadeia produtiva de lácteos, na busca por negócios e projetos inovadores.

A previsão é de que o Minas Láctea 2019 receba cerca de 12 mil visitantes de várias partes do Brasil, além de representantes de países da América do Sul, América do Norte e Europa. A entrada no Expominas é gratuita, mediante credenciamento prévio www.minaslactea.com.br/visitantes/ ou no local e data do evento.

Minas Láctea 2019

Data: 16 a 18 de julho

Abertura Oficial: 16 de julho, às 19h, no Expominas JF.

Congresso Nacional de Laticínios e Semana do Laticinista, de terça a quinta-feira, de 8h às 12h, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Expomaq, Expolac, Ambiente de Inovação – 16 a 18 de julho, de 14h às 21h, Expominas JF.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos – Julgamento, nos dias 16 e 17 de julho, a partir das 14h, no ILCT. Premiação, dia 18 de julho, às 19h no Expominas JF.

Fonte: Epamig

Publicado em: 12/07/2019

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect