Ministra da Agricultura inaugura obra e participa de encontro com empresários do agronegócio em Patos de Minas

0

Acompanhada de Deputados Federais, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina esteve em Patos de Minas na manhã desta quinta-feira (09), para inauguração das obras da estrada da Serrinha, agora denominada, Rodovia Natlino Caixeta.  A cerimônia também contou com a presença do Secretário Executivo do MAPA, Marcos Montes e da Secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, além de prefeitos da região.

Em Patos de Minas, a Ministra da Agricultura visitou empresas do agronegócio e em seguida se reuniu com empresários do setor, no evento “Papo Produtivo”, idealizado pelo Deputado Federal José Vitor. Na oportunidade, as autoridades presentes falaram sobre ações implementadas para o fomento do setor, dentre elas, a implantação de escritórios da Supram e Igam em Patos de Minas, ainda por parte do Governo do Estado, a Secretária Ana Valentini destacou que o Executivo tem trabalhado para desburocratização e simplificação de processos ambientais e tem investido em pesquisa e capacitação através de programas como o Certifica Minas, desenvolvido através da Emater, Ima e Epamig.

A deputada federal Greyce Elias ressaltou a liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões, para elaboração do projeto de duplicação da BR 365. Já o deputado Zé Vitor pediu apoio do Ministério da Agricultura para criação do primeiro Polo de Inovação Agrominas, para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor do agronegócio, enfatizando a capacidade dos profissionais, pesquisadores e das instituições de ensino superior da região em contribuir com o fomento do setor.

Encerrando o encontro, Tereza Cristina enalteceu o status do Brasil, de celeiro do mundo, símbolo de modernidade e de tecnologia no campo, que hoje exporta para mais de 160 países. “Nossa imagem lá fora não condiz com a realidade do nosso campo. Nós estamos incomodando. O Brasil incomoda, mesmo com muitas dificuldades”, comentou.

A ministra ainda falou sobre as próximas missões que terão como objetivo a abertura de novos mercados, e afirmou que seguirá para Alemanha, onde discute com outros líderes, o futuro da agricultura para o mundo. Depois, a ministra deve seguir para Índia, um mercado emergente, que segundo a ministra, vem crescendo de 7% a 8% ao ano e representa uma grande oportunidade para o Brasil.

Por fim, Tereza Cristina cumprimentou empresários, prefeitos e lideranças políticas da região e enfatizou que o MAPA continuará trabalhando para atender as demandas do setor, que hoje, segundo os empresários são principalmente, os entraves da legislação entre outros processos que dependem da liberação do Ministério da Agricultura. 

DSC_1562_Easy-Resize.com DSC_1565_Easy-Resize.com DSC_1569_Easy-Resize.com DSC_1579_Easy-Resize.com DSC_1588_Easy-Resize.com DSC_1628_Easy-Resize.com DSC_1637_Easy-Resize.com DSC_1638_Easy-Resize.com DSC_1645_Easy-Resize.com

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect