Yara abre rota alternativa para estrada da Grota dos Cedros e reafirma segurança das barragens que integram o complexo mineroindustrial

0

As chuvas caíram nos últimos dias, além de muitos transtornos em toda região, tem deixado moradores apreensivos quanto à segurança das três barragens que compõem o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS). Além disso, por conta do volume de água, a estrada provisória de acesso à comunidade de Grota do Cedro, em Serra do Salitre (MG), foi interditada, deixando os moradores sem alternativa de acesso.

Para garantir o acesso dos moradores da região, a Yara Galvani, por meio de nota, informou que, em conjunto com a prefeitura do município, direcionou o tráfego de veículos para a estrada vicinal que dá acesso à BR 146 (mapa abaixo), próximo ao limite dos municípios de Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza. Durante esta quarta-feira (12), foram realizadas obras de nivelamento em um trecho de 1,3 km. Neste local, há uma equipe técnica da empresa atuando, no horário das 6h às 19h, para apoio ao trânsito. Nos próximos dias, haverá o recapeamento da via para melhoria do acesso.

Em paralelo, estão sendo realizados estudos para a reconstrução do trecho da estrada provisória que foi interditada devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias na região. Profissionais do CMISS permanecem no local interditado para orientar os motoristas e sinalizar o trecho.

Ainda de acordo com nota emitida pela empresa, mesmo com o alto volume de chuvas registrado recentemente, a Yara reitera que não há qualquer anormalidade nas três barragens que integram o CMISS e que as sirenes de emergência não foram acionadas. Permanece de forma simultânea, o monitoramento diário nas barragens, com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade de cada uma. Isso acontece por meio de inspeções visuais, câmeras de monitoramento, aferição por instrumentos geotécnicos em tempo real 24 horas, sete dias por semana. 

Em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a unidade informou que já foi comunicada sobre as providências tomadas pela empresa para garantir a segurança e a mobilidade dos moradores da região. Ainda de acordo com a CDCBM, vistorias no local serão feitas somente se a empresa não conseguir realizar a recuperação da estrada.

A Yara ainda informou que anormalidades podem ser comunicadas através do Linha Verde, número telefônico que funciona das 8h às 17h para atender e encaminhar reclamações, sugestões e comentários a respeito das questões ambientais da empresa. O programa pode ser acessado de qualquer localidade por meio do telefone gratuito 0800-880 1885.

Além do Linha Verde, a Empresa oferece um outro canal para informações sobre sua unidade em Serra do Salitre e as barragens em operação: o portal www.projetoserradosalitre.com.br.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect