Femec espera movimentar meio bilhão de reais em Uberlândia

0

A 9ª edição da Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – que será realizada de 24 a 27 março no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia-Mg, acontece em um dos momentos mais promissores para o agronegócio nacional. A feira deverá movimentar cerca de meio bilhão de reais com a venda de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, além de veículos, animais e outros bens destinados à produção agropecuária. O evento conta com patrocínio do Sebrae e apoio do Sistema Faemg e oferece entrada e estacionamento gratuitos.

A Femec já se consolidou como o momento ideal para o produtor rural realizar a melhor compra do ano. Desta vez, apresentará ação inédita na região com a realização do primeiro AgTech Show, organizado pela AgroVen com patrocínio do Sebrae. Um pavilhão inteiro será destinado à exposição de Startups do Agro, com palestras e debates sobre transformação digital, além do AgroHack (versão agro dos conhecidos Hackathons dos ambientes digitais) – uma maratona de experts em soluções digitais que competirão para criar uma solução inovadora para um problema real.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a Femec deve finalizar 2020 entre as cinco melhores feiras do País em termos de resultados. “Estamos otimistas para entrar na feira em 2020 com expectativas para ser a melhor edição de todos os tempos”, disse. “O Agtech Show será como feira de inteligência dentro da Femec para trazer para o produtor rural tecnologia nacional e internacional que o ajudará a melhorar sua produção, produtividade e rentabilidade”, concluiu.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reforçam as projeções. A entidade prevê que o mercado interno de máquinas agrícolas e rodoviárias cresça 2,9% em 2020, para 45 mil unidades. O órgão estima ainda que a exportação tende a avançar 1% neste ano, para 13 mil unidades.

As projeções para realização de negócios na Femec seguem o mesmo otimismo. Na opinião diretor do Sindicato Rural e coordenador do evento, João Carlos Semenzin, o mercado consumidor está em alta, o que gera a expectativa que a feira supere R$ 500 milhões em faturamento. “A safra de 2019/2020 está realmente promissora provocando alta no agro com preços justos que estão remunerando de forma atrativa vários segmentos da agricultura onde a procura está maior que a oferta”, disse.

Ciência e tecnologia
Nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo. De acordo com dados da Embrapa, foram conquistados aumentos significativos na produção e na produtividade. Hoje se produz mais em cada hectare de terra, aspecto importantíssimo para a preservação dos recursos naturais. Os números revelam que entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.

O que fez a diferença nestes últimos 50 anos foram os investimentos em pesquisa agrícola, o que trouxe avanços nas ciências, tecnologias adequadas e inovações. É neste cenário que se enquadra a Femec 2020 cujo tema é “Agronegócio em Sintonia com Ciência e Tecnologia”.
A 9ª edição da Femec, além de foco na comercialização de máquinas agrícolas, terá amplo programa gratuito de capacitação de produtores rurais, trabalhadores e técnicos do setor. O Senar Minas, por exemplo, parceiro da Femec na capacitação de profissionais do agronegócio e produtores rurais, estará presente com oferta de oficinas de inovações tecnológicas para aplicação na agricultura.
 
Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio
O sucesso alcançado em 2019 com a realização de um evento voltado para o público feminino, com participação de mais de 600 empreendedoras, motivou a organização da feira a dar continuidade ao projeto. Este ano acontecerá o 2º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, no dia 24 de março, a partir das 14 horas.
 

Campos Demonstrativos
Sistemas de produção das principais culturas agrícolas presentes em nossa região serão apresentadas nos Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos Agrícolas na Femec 2020. Uma área de cerca de 8 mil metros quadrados, dividida em plotes, vem sendo cultivada desde os últimos meses de 2019 para que durante a feira os visitantes possam passar pelas lavouras vitrines como um grande Dia de Campo multimarcas no parque Camaru, dentro da cidade. As empresas participantes do projeto apresentarão diferentes cultivares de soja e híbridos de milho, além variedades de cana-de-açúcar, sorgo algodão e feijão. No local o produtor encontrará, por exemplo, opções de sementes para atender diversidades de clima, solo e janelas e plantio. Marcas como Aroeira, Basf, Brevant, Corteva, Forseed, Gurupi, Morgan, Pioneer,  Sempre Sementes, Setec, Syngenta apresentarão seu portfólio na feira. Este ano, ainda como novidade, serão demonstrados ensaios agronômicos em hortaliças no sistema mandala elaborados por professores e alunos do curso de agronomia da Unipac.

Arena Automotiva
Setor que vem crescendo aceleradamente na Femec é o da indústria automotiva. Por isso a feira criou a Arena Automotiva, espaço destinado a montadoras de veículos utilitários, como picapes e caminhões e opções de passeio das principais marcas do mercado, além de marcas de penus, carretas e outros acessórios. Este ano o parque terá lançamentos de marcas como Autus Chevrolet, Curinga Fiat, Jeep, Maqnelson Mitsubishi, Ortovel Ford, Osaka Toyota, Tcar Mercedes e Volvo.

Exposição do Mangalarga Marchador
A Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador na Femec este ano pagará R$ 10 mil em prêmios aos vencedores. A 4ª edição do evento na feira acontecerá no parque Camaru, de 26 a 28 de março, com organização do Núcleo Marchadores do Triângulo, Topada Promoções e apoio do Sindicato Rural de Uberlândia. A exposição deve reunir criadores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e São Paulo. A expectativa é reunir mais de 100 animais que entram no parque a partir do dia 24 de março. Os julgamentos de andamento e morfologia feitos pelos juízes Victor Augusto Costa Andrade e Otto Rapalo Mol respectivamente, acontecem nos dias 26, 27 e 28 de março. A prova tem a chancela da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM.
 
Exposição da Raça Nelore
A Associação dos Criadores de Nelore do Triângulo Mineiro – ACNTM realiza a Exposição Ranqueada do Nelore Padrão e Nelore Mocho durante a Femec, no Parque de Exposições Camaru. Os animais entram no parque nos dias 23 e 24 e terão como data base dia 25 de março. Os julgamentos acontecem nos dias 26 e 27 de março. A expectativa da organização é receber cerca de 200 animais que serão pontuados para o ranking nacional da raça.
 
Pró-Genética
A Feira de Touros do Pró-Genética e de Fêmeas do Pró-Fêmeas acontece em Uberlândia de 24 a 27 de março durante a Femec 2020. O evento promovido pelo Sindicato Rural de Uberlândia tem a chancela do Grupo Coordenador do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética). A feira ofertará Touros PO com Registro Genealógico Definitivo (inspecionado pela Associação Brasileira de Craidores de Zebué), exame andrológico positivo e e fêmeas registradas das raças mais presentes nos rebanhos da região, com teste negativo para brucelose e tuberculose. Os animais terão idade máxima até 42 meses e poderão ser financiados por meio de bancos parceiros.

Visite o site www.femec.com.br
Informações para imprensa:
(34) 3292 8818
Gustavo Lazzarini

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect