Serra do Salitre sedia primeira reunião itinerante do projeto AMAPAR NOS MUNICÍPIOS”

0

O projeto “AMAPAR NOS MUNICÍPIOS” realizou na manhã desta sexta-feira (08), sua primeira reunião itinerante, na cidade de Serra do Salitre. Recepcionados pelo prefeito Paulo Giovani (Joca), prefeitos debateram pautas necessárias para o Alto Paranaíba como, a saúde pública na macrorregião, especialmente em relação à mobilização dos prefeitos pela ampliação do Hospital Regional Antônio Dias, com implantação de um anexo na unidade hospitalar e a abertura de novos leitos e serviços na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.   

Outro assunto em debate foi a gestão de resíduos sólidos e a publicação de uma Portaria que nomeia comissão que irá avaliar propostas de empresas interessadas na implantação de usina de tratamento. Através do CISPAR, já foi viabilizada a implantação de uma usina de triagem, com recursos do programa Lixão Zero e, a proposta do consórcio é ampliar este serviço viabilizando também, o tratamento dos resíduos, garantindo proteção ambiental e o retorno em recursos para as cidades consorciadas.

Ainda em saúde pública e meio ambiente, foi confirmada a liberação de recursos da ordem de R$ 165 mil, oriundos de emenda parlamentar em parceria com o Ministério Público, para aquisição do Castramóvel, que irá atender todos os municípios associados, contribuindo para o controle da população de cães e gatos, incluindo além do serviço de castração, a educação sobre guarda responsável, promoção de adoção, entre outros.

Programado para o próximo domingo, em Serra do Salitre, o Desafio Amapar de Mountain Bike também foi colocado em debate. O projeto que tem como objetivo incentivar a prática esportiva, valorizar a cultura e fomentar o turismo e a economia no Alto Paranaíba será realizado em nove municípios em 2022. A primeira etapa foi realizada na cidade de Coromandel, com cerca de 180 competidores e grande presença de público visitante na programação organizada pela Prefeitura de Coromandel. Já a segunda etapa, neste final de semana, também promete movimentar a cidade com dois dias de atrações, incluindo o Encontro de Jipeiros, no sábado, shows musicais e movimentação de barracas, na Praça Dr. Wanderley, bem no centro de Serra do Salitre.  A novidade para o projeto é a adesão da cidade de Lagamar, que receberá a competição no mês de junho.

Anfitrião do evento, o prefeito de Serra do Salitre, destacou  a satisfação em receber a primeira reunião itinerante da AMAPAR,  que tem o objetivo de incentivar a união e o debate de demandas comuns entre os municípios e abrindo oportunidade para a troca de experiência e aproximação entre as cidades da região. “ A gente sabe que é de suma importância trocar ideias e conhecimentos e quem tem a ganhar com isso é a sociedade do Alto Paranaíba e as cidades filiadas à AMAPAR”, comentou.

O presidente da AMAPAR, Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, lembrou a importância da mobilização política dos prefeitos em diversas demandas, dentre elas, a ampliação do Hospital Regional, que é uma reivindicação feita através da AMAPAR. “Tudo isso é fruto da articulação dos prefeitos que estão trabalhando em parceria, com esse mesmo propósito de unir nossa região cada vez mais. Todas as cidades é que fazem essa força e, nada mais natural que trabalharmos de forma unida, para levarmos nossas reivindicações ao Estado e à União”, disse.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect