Assembleia aprova projeto de Lud Falcão que cria a campanha do check-up feminino

0

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (28/5), o Projeto de Lei 884, da deputada estadual Lud Falcão (Podemos), que institui a Campanha Check-up Feminino para orientação e prevenção de doenças no estado de Minas Gerais. Agora, o projeto será encaminhado à sanção do governador Romeu Zema.

Após a aprovação, Ludimila Falcão agradeceu o apoio dos deputados e deputadas e afirmou: “falo em nome de 11,6 milhões de mineiras, que cada vez mais se sentem atendidas e acolhidas pela forma como este parlamento trabalha. É gratificante perceber a sensibilidade e a disposição dos 77 deputados e deputadas desta legislatura na defesa da mulher.”

O PL 884 objetiva melhorar a qualidade da saúde feminina, questão grave no Brasil, e que se torna ainda mais séria quando se trata de saúde pública, que enfrenta escassez de recursos, número insuficiente de profissionais e falta de unidades de atendimento, entre outras dificuldades. Lud Falcão citou a edição mais recente da pesquisa Índice Global de Saúde da mulher, realizada em 2021, e que coloca o Brasil na 104ª posição, num ranking de 122 países.

“É um estudo do Instituto Gallup, instituição de pesquisas de renome internacional, que demonstra o quanto precisamos avançar na prevenção e cuidados na saúde mental e física feminina. A nossa média foi de 44, abaixo da média mundial, de 53 pontos. E, embora pareça um problema difícil, ações simples podem reverter esta situação.

A pesquisa informa que as mulheres que visitaram um profissional de saúde no ano anterior tinham uma expectativa de vida 2 anos maior. Por isso é tão importante a orientação das mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças”, afirmou Ludimila Falcão.

A Campanha do check-up feminino vai conscientizar sobre a necessidade e disponibilidade de realização de exames periódicos, orientação sobre cuidados básicos, doenças mais comuns entre mulheres e suas formas de prevenção. “A prevenção pela educação é sempre o melhor caminho, para evitar problemas de saúde graves e desafogar o sistema estadual. Portanto, conscientizar a população é uma estratégia eficaz e que traz melhoria da qualidade de vida e melhora nos serviços públicos”, concluiu a deputada.

por André Amancio –

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect