Estado apresenta soluções inovadoras para os municípios mineiros

0

Gestores das prefeituras tiveram a oportunidade de conhecer práticas atuais e tecnologias digitais oferecidas pela Prodemge para melhorar eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos

O vice-governador Professor Mateus abriu o Workshop Inova 2024, nesta segunda-feira (3/6), evento promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) para apresentar aos municípios mineiros as principais soluções desenvolvidas pela empresa para melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população.

Durante o encontro, os gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer práticas inovadoras e tecnologias digitais oferecidas pela Prodemge às prefeituras, o que possibilita agilizar processos, reduzir custos e aumentar a participação cidadã para promover uma gestão mais eficaz dos recursos.

Professor Mateus pontuou a parceria que o Governo de Minas pode oferecer aos municípios, por meio de tecnologias já existentes. “A gente fala muito em cidades inteligentes como uma tendência que está por vir, mas muitas vezes as cidades não sabem o que nós temos para chegar nesse modelo, dentro do que a Prodemge já oferece e que tem totais condições de compartilhar também com os nossos municípios”, disse.

“Adotar as soluções inovadoras que estão sendo apresentadas neste evento é um jogo de ganho duplo, porque a gente tem condição de ter mais eficiência, mais transparência e, com isso, ir mais longe gastando melhor o dinheiro público”, concluiu Professor Mateus.


Soluções Inovadoras

A Prodemge apresentou três produtos aos gestores municipais, que podem ser acessados pela internet, sem necessidade de deslocamento e com maior agilidade no atendimento:

Portal Cidadão do Município: oferece diversos serviços à população, como o pagamento de impostos, a retirada de licenças e alvarás, solicitação de serviços municipais como tapa-buracos e poda de árvores, entre outros. O objetivo da ferramenta é oferecer mais rapidez e qualidade no atendimento ao contribuinte municipal;

Sei!MG Municípios: sistema de gestão de processos de documentos eletrônicos. Atualmente, ele é o sistema oficial de gestão de documentos e processos em mais de 300 órgãos da administração pública. O SEI Municípios é uma solução institucional para atender a demandas de gestão dos municípios e tem o objetivo de proporcionar maior agilidade no trâmite de processos e na digitalização, diminuindo assim o uso de papel, garantindo mais economia e transparência;

Pro-bpms: plataforma de automação de processos de negócio, que leva em consideração as regras e a estrutura governamental, permitindo a integração com os mais diversos sistemas atualmente em uso pelos órgãos governamentais.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, destacou os avanços conquistados nos processos dentro da gestão estadual graças ao uso de novas tecnologias. “Estamos trabalhando fortemente em inovação dentro do próprio governo, mas temos também tido uma preocupação fortíssima em levar inovação aos municípios”.

“Nós não temos dúvida de que o caminho para que a gente consiga prover serviços melhores aos cidadãos mineiros é fazer uma inovação em parceria”, assegurou Luísa Barreto.


Para o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Tostes Reis, a expertise da empresa no suporte para a administração pública é um diferencial.

\\”Temos uma larga experiência no serviço público para o Estado, então essa aproximação com os municípios é uma ação para que a gente possa levar para os prefeitos e gestores públicos algumas soluções que já são usadas no governo estadual para levar a transformação digital para as prefeituras e para os cidadãos dos municípios, onde afinal de contas é lá que eles vivem\\”, finalizou.

agencia Minas

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect