Obras de revitalização do Rio São Francisco são inauguradas em Paracatu

0

O Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, do qual a Emater-MG participa, em vários municípios mineiros, ganhou reforço no último dia 24 de outubro com a inauguração de um conjunto de obras que vai beneficiar o Ribeirão Santa Izabel, principal manancial de abastecimento da cidade e região rural do município.

O Governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini, e o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, participaram da solenidade e após a cerimônia, visitaram as obras concluídas, formadas por 800 bacias de captação de enxurradas e 100 quilômetros de terraços. Além disso, estão em execução a adequação de 6 km de estradas vicinais. Para o próximo ano, estão previstas, ainda, a proteção de três nascentes e 10 km matas ciliares.

 “O Ribeirão Santa Izabel é considerado de grande importância para Paracatu, não apenas por abastecer 60% da população do município, que tem vivido crises hídricas nos últimos anos, mas também por garantir água numa área bastante povoada, que utiliza muita irrigação na agricultura”, explica o extensionista agropecuário da Emater-MG, Carlos Henrique da Silva. Segundo o técnico, que atua no escritório local da Emater-MG, em Paracatu, mais de 100 propriedades rurais serão beneficiadas diretamente pelas intervenções.

A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), teve participação destacada na iniciativa. A empresa cuidou da elaboração e socialização do projeto, que soma investimentos de R$ 500 mil provenientes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Governo do Estado, por meio da Seapa.

Histórico

Considerado essencial para a segurança hídrica e o desenvolvimento rural sustentável, o projeto de Revitalização do rio São Francisco vem sendo realizado desde 2008, e é fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Seapa e da Emater-MG, e o Governo Federal, por meio da Codevasf. O investimento total previsto é de R$ 50 milhões para ações de conservação de solo e água, na porção mineira da bacia, que é responsável por 70% do volume de água do “Velho Chico”.

Informações: ASCOM EMATER 

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect