Feitio da Pamonha é aprovado como patrimônio cultural de Patos de Minas

0

O Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural de Patos de Minas (Condepahc) reconheceu o processo de Feitio da Pamonha como pertencente ao patrimônio cultural do município.

A pamonha é uma iguaria feita do milho verde, muito apreciada no Brasil, especialmente no estado de Minas, nas terras do “Sertão das Gerais”, onde fica o município de Patos de Minas. É um alimento de origem nativa (indígena). A palavra surge na língua tupi, pa’muñã, que significa um alimento pegajoso. O Feitio da Pamonha foi incorporado à culinária dos colonos portugueses e escravos africanos ao longo da história.

De acordo com Geenes Alves, diretor de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), a pamonha vai além de uma simples iguaria deixada como herança pelos índios. O ato de fazê-la ganhou importância cultural em nossa sociedade, uma vez que representa um momento de sociabilidade e confraternização entre família e amigos. O Feitio da Pamonha é um saber cultural rico e que identifica o povo patense. No campo ou na cidade, a tradição permanece e se fortalece cada vez mais.

Autor: ASCOM Prefeitura de Patos de Minas

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect