Treinamento de emergência de barragem do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre tem participação da população

0

No último sábado (23), ocorreu o 1º treinamento de emergência de barragem no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS) voltado exclusivamente para a população presente na ZAS (Zona de Autossalvamento). Houve ampla adesão dos envolvidos na atividade, que já havia sido previamente divulgada. Como as ações foram destinadas às pessoas localizadas na ZAS, que compreende a área localizada a jusante (depois) da barragem numa extensão de 10 km, não foi necessário que o restante da população estivesse presente. Toda a ação foi coordenada pela Defesa Civil de Patos de Minas e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e também envolveu a participação do Comitê de Cidades Resilientes de Patos de Minas, Polícia Militar de Serra do Salitre, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e de profissionais do CMISS.

 

Após o toque das sirenes de emergência, as pessoas deixaram suas atividades e caminharam pelas rotas de fuga até os pontos de encontro localizados fora da área de risco, sendo recebidos pelos organizadores e participantes da atividade. Todos receberam informações dos procedimentos a serem adotados em caso de perigo, com o acionamento da sirene, e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dar sugestões junto aos profissionais. 

 

“Ações deste tipo são fundamentais para que possamos saber quais erros e acertos tivemos de forma a evoluir e melhorar conforme cada treinamento for acontecendo. O mesmo vale para casa pessoa que está na ZAS, pois somente participando destas atividades ela saberá na prática como proceder em caso de alguma eventualidade”, afirma o Capitão Arthur Fábio Ferreira, Comandante da Companhia Operacional do 12º Batalhão de Bombeiros Militar e Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (CEPED) do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas.

 

“Realizamos nos últimos dias ações de treinamento tanto com o nosso público interno quanto externo, que está presente na ZAS, com o objetivo de esclarecer como cada um deve agir em caso de qualquer eventualidade nas barragens. Este é o primeiro de muitos outros que voltarão a acontecer porque informação voltada à preservação da segurança é uma ação primordial para todos nós no CMISS”, explica David Crispim, gerente da unidade.

 

O treinamento de emergência em barragem fez parte da programação do 1º Workshop de Redução de Risco de Desastres do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Na véspera, sexta-feira (22), o auditório do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) sediou o evento, que foi promovido pelo 12ª Batalhão de Bombeiros Militar, Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (CEPED) e a Defesa Civil de Patos de Minas. Estiveram presentes profissionais do setor, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, estudantes e o público em geral para conhecer cases de sucesso e debater a importância da temática de construção de cidades resilientes, sustentáveis e inteligentes.

Workshop_e_treinamento_de_segurança_em_barragem Workshop_e_treinamento_de_segurança_em_barragem_2 Workshop_e_treinamento_de_segurança_em_barragem_3 Workshop_e_treinamento_de_segurança_em_barragem_5

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect