Epamig prepara sementes de café para comercialização

0

*Agência Minas

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou o preparo de sementes qualificadas de café para comercialização no ano de 2020. As sementes oferecidas são de alta qualidade fisiológica e atendem às exigências da legislação vigente. As características destes materiais contribuem para obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas. 

A disponibilização acontece, especialmente, no período de colheita, a partir do mês de maio. A comercialização é feita pelos campos experimentais de Machado, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas, no Sul de Minas, e em Patrocínio, no Alto Paranaíba. As cultivares oferecidas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). A quantidade e as variedades podem variar entre as unidades.

“A produção será de aproximadamente 4 mil quilos”, informa a engenheira agrônoma Vanessa Castro Figueiredo. A assessora técnica destaca que, conforme as recomendações do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “a disponibilização de sementes com alta qualidade permite aos agricultores usufruírem de toda a potencialidade produtiva das novas cultivares desenvolvidas pelo melhoramento genético”.

Sementes de café para comercialização devem apresentar uma percentagem mínima de germinação de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza. Vanessa explica que existem diferenças entre o preparo dos grãos destinados para produção de sementes e aqueles usados para a bebida. “Para produção da semente, o café deve ser descascado, degomado em água limpa e lavado até retirar toda a mucilagem. Após este procedimento deve ser colocado para secar em local limpo, até 11 a 12% de umidade. O café para a bebida pode ser preparado também na forma natural (chamado café em coco)”, diz.

Os pedidos podem ser feitos nas próprias unidades. Por causa das restrições devido à pandemia da Covid-19, os contatos devem ser feitos, preferencialmente, por e-mail. A entrega das sementes poderá ser feita presencialmente (previamente agendada) ou pelos Correios.

Campo Experimental de Três Pontas – cetp@epamig.br; Campo Experimental de Machado – cema@epamig.br; Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso –  cesp@epamig.br; e Campo Experimental de Patrocínio –  cepc@epamig.br.

Melhoramento genético

O Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso começou o preparo de mudas de café para o viveiro de pesquisas em melhoramento genético do cafeeiro. “Fazemos em média 10 mil mudas para atender aos pesquisadores da Epamig e renovar os campos de produção de sementes da unidade. A seleção das cultivares se dá de acordo com as demandas por sementes”, afirma o responsável pelo viveiro, Mário Aparecido Amaral.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect