COVID-19: Secretaria de Estado de Saúde reúne prefeitos e secretários da região para debater avanço de casos confirmados

0

O crescimento do número de confirmações de Covid-19 na macrorregião de saúde Noroeste é acompanhado com preocupação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nessa terça-feira (2), por videoconferência, o titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, conversou a esse respeito com representantes de municípios que integram a macrorregião, dentre elas a Secretária Municipal de Saúde de Serra do Salitre, Andréia Borges. 

Segundo Amaral, o Governo estadual tem acompanhado os efeitos das flexibilizações por meio do número de notas fiscais emitidas na região. Embora buscam-se formas de ampliar a estrutura hospitalar local, essa ampliação é limitada e pode não ser suficiente sequer para suprir a necessidade dos municípios mais próximos a Patos de Minas. “Hoje o Hospital Regional tem dez leitos de UTI e nove leitos clínicos para Covid-19. Temos alguns agravantes que precisam ser considerados, como o fato de recebermos cerca de 25 mil trabalhadores safristas, de contrato temporário, e estarmos entre os eixos Rio de Janeiro-Brasília e São Paulo-região Nordeste”, ponderou.

As considerações do secretário de Saúde de Minas causaram preocupação também na diretora-adjunta da Superintendência Regional de Saúde, Noemi Portilho, que acompanhou a videoconferência. “Vimos que a velocidade de crescimento da curva de contaminação por Covid-19 na macrorregião Noroeste é 1.57, maior do que o 1.27 do estado. As medidas de isolamento surtiram efeito por um bom tempo, e isso foi importante. É preciso seguirmos cautelosos para não entrarmos em colapso.”

Durante a reunião, prefeitos e gestores municipais de saúde foram orientados sobre adesão ao Plano Minas Consciente, levando em consideração a realidade de cada município e microrregiões que compõem a regional Noroeste. Nos municípios que compõem a AMAPAR, alguns prefeitos fizeram adesão conjunta ao programa do estado, como forma de alinhar ações, considerando a estrutura de saúde que todos compartilham. Além disso, municípios têm adotado medidas como implantação de barreiras sanitárias como forma de controlar o avanço da doença no Alto Paranaíba.

Confira número de casos confirmados no Alto Paranaíba

Boletim Amapar covid

Com informações: ASCOM Prefeitura de Patos de Minas

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect