Melhorias na infraestrutura em transportes no Alto Paranaíba entram na pauta de reunião do Ministério da Infraestrutura com deputados da bancada federal mineira

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Investimentos em obras de infraestrutura em várias regiões de Minas Gerais foram temas de reunião virtual realizada na última quarta-feira (02), entre a bancada mineira no Congresso e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Para as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas foram levados ao Ministro da Infraestrutura, projetos de melhorias em rodovias, ferrovias e revitalização de aeroportos. Um desses projetos foi o de inclusão de uma passarela para romeiros, dentro do projeto de duplicação da BR-365, recomendação que havia sido feita anteriormente pelo Ministério Público Federal, visando a segurança de peregrinos durante as festividades de Nossa Senhora da Abadia. A “Rodomaria”, como foi batizada, compreenderá os trechos entre Patos de Minas e Romaria, e de Uberlândia com destino ao santuário.   

Presente na reunião, o deputado federal da região, Zé Vitor explicou que estiveram na pauta da reunião, a possível revitalização dos aeroportos de Patos de Minas, Araguari e Uberlândia; investimentos feitos na BR354; mudança na concessão da BR 040, que passa por estudos. Outro ponto que ganhou espaço na reunião com o Ministério da Infraestrutura, foi a malha ferroviária da região. “Temos muitos conflitos urbanos ruas e avenidas cruzam com ferrovias dentro das cidades. Vamos tentar minimizar esses conflitos, e tentar encontrar maneiras de fazer intervenções no perímetro urbano, para minimizar riscos de acidentes e facilitar o trânsito”, comentou o parlamentar. As discussões sobre ferrovias incluíram também, estudos para a real possibilidade de um trem de passageiros de Araguari – Uberlândia- Uberaba, além do trecho Ibiá – Araxá – Uberaba.

Ainda na pauta de demandas apresentadas pelos parlamentares mineiros, o deputado federal Domingos Sávio, destacou a importância da revisão do contrato de concessão na rodovia BR-262, no trecho entre Betim, passando pelo Centro-Oeste de Minas e o Triângulo, até o estado de Goiás. A concessão considerada problemática, em razão da cobrança de pedágio e zero investimentos em obras de duplicação. A situação já foi levada à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que estuda a possibilidade de uma nova licitação.

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